segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A promessa

Uns meses antes de eu engravidar da Beatriz, meu marido e eu viajamos à Punta del Este e visitamos na beira da praia um santuário de "Ntra. Sra. de la Candelária", patrona da cidade, onde haviam diversas lajotas de preces e gratidão por terem seus pedidos atendidos. Achei aquilo tão bonito naquele local, a céu aberto, em frente ao mar, tudo tão abençoado por Deus, que pensei que realmente nossos desejos poderiam ser concedidos quando feitos assim, diante de tanta natureza e plenitude.

Então, em silêncio, resolvi fazer a minha promessa também. Eu que quase nunca negociei com Deus, do tipo "faça isso que eu faço aquilo", pois sempre achei que o que recebemos é por simplesmente sermos merecedores. Do contrário, nada feito. Porém, pedi que, se me fosse permitido, eu gostaria de engravidar e que este serzinho viesse ao mundo com plena saúde. E só. Em troca, prometi àquela santa que ali me olhava com seu bebê no colo que, se realizasse meu desejo, eu também voltaria com meu bebê no colo e minha lajota, linda, gravada e a penduraria com todo o meu amor, como forma de agradecimento por ter sido ouvida. Pois é, foi muito.


Eu não sei se voltarei à Punta nem sei se visitarei novamente este santuário. Meu marido diz que devemos ir para fazer uma nova promessa. Eu já fico pensando em como seria esse reencontro: talvez eu metesse o dedo na cara dela e dissesse umas poucas e boas. Talvez ficasse quietinha e chorasse muito. Ou talvez eu apenas agradecesse por tudo que me foi ofertado, pela vida que germinou em meu ventre, pelos olhos amendoados que encontraram os meus ao nascer e até mesmo pela partida sutil e precoce. E, mesmo que pouco entendendo, talvez deixasse que sua sabedoria me guiasse para onde devo ir. 



4 comentários:

  1. Encontrei o seu blog agora mesmo e antes de tudo, quero parabenizar você pela escrita, muito boa de verdade!
    Adoro ler textos na internet, meu nome também é Beatriz e assim que li meu nome aqui, fiquei curiosa. Abri o blog para ver do que se tratava e confesso que me emocionei com os dois textos. Não consigo me imaginar no lugar de vocês ou de qualquer outra pessoa que já tenha passado por algo assim, com certeza eu já teria feito alguma besteira. Parabéns pra vocês que estão firmes e fortes aí.
    Muita fé, força, felicidade e amor para vocês!
    OBS: desculpe pelo meu jeito desajeitado com comentários rsrs
    Beijos cariocas!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma fez meus olhos ficam marejados ao ler teu texto minha amiga.
    Lindo, lindo, lindo, como todo o amor e emoção que colocas em teus projetos.
    Também acredito que só nos concedem fardos que conseguimos suportar, mesmo que por um tempo não pareça possível! Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que linda forma de expressar resiliência, Camila. Vocês são pessoas muito especiais, sorte a minha tê-los, literalmente, tão próximos. Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  4. Camila Querida!! Me emocionei com as tuas palavras e por esta forma de demonstrar e expressar a tua dor... Acontecem situações em nossas vidas que parecem não existir respostas, em que tudo e qualquer palavra terá um questionamento de " Por que?" Pairando e nos fazendo pensar muito mais.
    Deus nos da cada fardo, que parecem difíceis de explicar... Vocês estão em minhas orações... E com certeza vai superar essa fase com todo amor e carinho que está recebendo... Adoro vc!! Bj Cilene

    ResponderExcluir